Ocorrências da Sessão (21ª Ordinária da 37ª Sessão Legislativa da 9ª Legislatura)
OCORRÊNCIAS NA SESSÃO
O presidente convidou o senhor Adejildo, Edilon, Ezequias, Ozeno, Claudemir, senhora Roza e o aluno Eduardo, para compor a mesa diretora.
O presidente atendendo ao pedido do vereador Serginho Castilho, colocou em votação a inclusão do projeto de lei complementar do legislativo de número zero zero um. Coloco em votação o pedido de inclusão referido. O vereador que concorda permaneça como está, o que discorda se manifeste. INCLUSÃO DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR DO LEGISLATIVO ZERO ZERO UM APROVADO POR OITO VOTOS FAVORÁVEIS.
O presidente atendendo ao podido do segundo secretário Edis Farias, colocou em votação a inclusão do projeto de lei do legislativo de número seiscentos e cinquenta e três. Coloco em votação o pedido de inclusão referido. O vereador que concorda permaneça como está, o que discorda se manifeste. INCLUSÃO DO PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO SEISCENTOS E CINQUENTA E TRÊS APROVADO POR OITO VOTOS FAVORÁVEIS.
O presidente atendendo ao pedido do vereador Serginho Castilho, colocou em votação a retirada do projeto de lei de número dois mil quatrocentos e cinquenta e nove de votação. Coloco em votação o pedido de retirada referido. O vereador que concorda permaneça como está, o que discorda se manifeste. RETIRADA DO PROJETO DE LEI DOIS MIL QUATROCENTOS E CINQUENTA E NOVE APROVADO POR OITO VOTOS FAVORÁVEIS.
O senhor Adejildo representante da AMADERON, fez o uso da tribuna. Em sua fala cumprimentou a todos e pediu desculpa pelo não comparecimento do presidente da AMADERON, o senhor Cipó, que tinha compromisso na data da sessão itinerante e, portando, não pode estar presente. O senhor Adejildo, pediu o voto dos vereadores na aprovação do título de utilidade pública da associação AMADERON, informou que foi ouvida respostas negativas para alguns pedidos feitos ao executivo, também pediu a intermediação por parte dos vereadores ao executivo para a solução de algumas demandas, pediu enfermeiras para Rondominas que passaram no concurso público, reclamou de maquinário que não chegou para a associação, reclamou da regularização fundiária de Rondominas, cobrou a instalação de água potável no cemitério e uma capela e também água de melhor qualidade para a população de Rondominas. Concluindo sua fala o senhor Adejildo pediu aos vereadores apoio para melhorias em Rondominas e agradeceu pela oportunidade de falar.
O presidente J. Rabelo declarou que a função da sessão itinerante é trazer os vereadores para mais perto das demandas da população, e por isso, é importante as cobranças feitas pelo senhor Adejildo. O vereador e vice-presidente Eudes Venâncio lamentou que não constava na sessão itinerante um membro do executivo para ser capaz de ouvir as reivindicações da população de Rondominas. O presidente lembrou que o senhor Ozeno faz parte do corpo do executivo. O vereador Edis Farias destacou o empenho dos vereadores em sanar as demandas da população, com pedidos ao executivo, por intermédio de indicações. O vereador lembrou também que não se pode contratar parente para ocupar cargo público, pois recai sobre o político ou administrador público que o fizer, prática de nepotismo. O vereador e segundo secretário Edis Farias recomentou ao senhor Adejildo a procurar o senhor Ozeno, administrador de Rondominas, para sanar a reivindicação de água no cemitério e também salientou que pedirá uma reunião entre os vereadores para que juntos possam ter uma melhor conversa com o executivo. O vereador agradeceu ao prefeito por ter começado obras de estradas pelas linhas duzentos e cinco e duzentos e quatro e, assim, concluindo sua fala. O vereador Sergio Castilho aproveitou para explicar que o trator só poderá passar a posse da associação, quando a mesma ter o título de utilidade pública, podendo então requerer o trator. Outro ponto informado pelo vereador, é de que o prefeito tem que cumprir a entrega do trator, pois ele tem compromisso firmado com três vereadores e um deputado estadual. O vereador Serginho Castilho também destacou que a regularização fundiária perdeu um grande apoiador que era o Deputado Estadual Marcelino Tenório, mas explicou que está ocorrendo regularizações com acordos firmados entre executivo e população, para a regularização de algumas áreas do Município. Concluindo sua fala o vereador se comprometeu com o vereador Edis Farias e declarou que a população deve cobrar os vereadores e que os vereadores sempre devem procurar soluções para tais demandas, caso seja de sua alçada. A vereadora Ivone Vicentin confirmou o comprometimento do vereador Edis Farias na busca por soluções dos problemas de Rondominas e sugeriu a elaboração de um requerimento para o secretário de saúde, no intuito, de reivindicar soluções para as deficiências do setor da saúde do Município de Rondominas. Concluindo sua fala a vereadora pediu ao presidente que convocasse juntamente com os demais vereadores o representante da CAERD para dar explicações na Câmara, sobre os motivos da baixa qualidade da água de Rondominas, nesse sentido, a vereadora destacou que juntos os vereadores poderão somar suas forças em prol do Município. O presidente aproveitou a fala da vereadora Ivone Vicentin para lembrar que os vereadores não tem poder sobre a CAERD, mas podem cobrar e solicitar informações através de documentos.